sábado, 21 de março de 2009

Aprenda a ser um líder samurai


Em pleno século XXI profissionais se voltam para o Oriente e se inspiram no Código Bushido para melhorar a performance.
Em meio a tanta competitividade no universo corporativo, muitos profissionais estão se inspirando nos códigos de honra dos antigos samurais e até investindo nas mesmas habilidades que esses guerreiros tinham para lidar com mais sabedoria as questões cotidianas do ambiente de trabalho. Esta é a denominada liderança com sabedoria samurai.
Em japonês, samurai - classe guerreira do Japão feudal - quer dizer "aquele que serve". Os samurais se destacavam pela grande variedade de conhecimentos que apresentavam e pelas várias habilidades que dominavam.
Eles obedeciam a um código de honra e ética denominado Bushido, que significa "caminho do guerreiro". Autodisciplina e autocontrole fazem parte do Bushido e são fundamentais para o crescimento profissional daqueles que aspiram a excelência em sua atuação.
Guerreiros Focados
Neste novo cenário de desafios mais audaciosos, as empresas precisam urgentemente de guerreiros com foco em resultado, com vontade de servir. Traduzindo para os nossos empreendedores, os samurais contemporâneos devem ser multifuncionais por meio dos seus vários conhecimentos e capacidades. "Conhecer estratégia, ter facilidade em relacionamento sem perder o foco em resultado, visão de futuro, estar atento a novas oporunidades, buscar o equilíbrio entre sua família e emprego, e com isso a harmonia para ter o sucesso desejado."
Vestindo a Camisa
Marcos Hashimoto conta que uma vez um consultor americano foi ao Japão para fazer um trabalho e, caminhando pelas ruas com seu anfitrião, percebeu um velhinho que ficava limpando os carros estacionados. Ele reparou entretanto, que o homem limpava apenas alguns carros e perguntou ao anfitrião o motivo, ao que recebeu a resposta que aquele velhinho era um ex-funcionário da Honda e que tinha tanto orgulho de sua empresa que, mesmo depois de aposentado não podia ver um Honda sujo na rua que ia até lá e o limpava. "Como uma empresa consegue incutir este senso de orgulho em seus funcionários? Não há resposta pronta, nem fácil, porque todo um contexto histórico-cultural está por tráz de atitudes como esta que não podem ser simplesmente replicadas em organizações brasileiras. Mas um funcionário dedicado, replicado em diversas situações e áreas representam grandes vantagens na produtividade, resultados e inovação". Conclui Marcos Hashimoto.

No próximo post veja os 10 Princípios do Código Bushido.

5 comentários:

  1. Tenho uma ideia de que nem todo empresário da devido valor que um funcionário dedicado merece. Uma boa parte só quer dedicação e não corresponde com estímulos.

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  2. Essa sua opinião está coberta de razão, eu mesmo sai de um bom emprego para me aventurar nos negócios pela web, por nao ter o devido "reconhecimento" dos donos da empresa.

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  3. Leo, eu sei que quando vc vê uma impressora HP por aí, já vai logo pegando um paninho......
    Beijo do gordo!

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  4. Valeu Carlão pelo post, o tempo na Leotech foi um grande aprendizado, e por isso sou grato eternamente. Mas, chega uma hora que ou agente toma uma decisão e vai a luta pra ter resultados diferentes, ou agente aceita a mesmice e fica na corrida dos ratos pro resto da vida. Eu fui a luta, e ainda tenho muito pra conquistar.

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  5. Leo, com grande orgulho e felicidade que vejo seu crescimento no grupo trade, e ver como cresceu com pessoa e profisional. espero contribui para seu crescimento e de todos a sua volta. vou procurar participar de todas as atividades do blog e expor as minhas opniões sobre os assuntos debatidos.
    Rumo a sucesso!!
    Arigatô!!
    Roberto Junior

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